ERP na nuvem: vantagens e desvantagens

O ERP baseado em nuvem exige menos cuidados

Uma das vantagens significativas de selecionar um ERP baseado em nuvem é o fato de que seu fornecedor cuida do processo de implementação. Assim, seu sistema será implementado muito mais rapidamente do que seria possível selecionando uma solução de ERP local.

Além disso, quaisquer atualizações que possam ocorrer após a implementação de seu produto são automaticamente atendidas por seu fornecedor. Dessa forma, você pode ter certeza de que está sempre usando o software mais atualizado, sem precisar se preocupar em reservar tempo ou dinheiro para isso, pois sua equipe interna não precisará se concentrar nisso.

Os sistemas de ERP em nuvem devem ser criados para a nuvem, e não softwares de ERP antigos reimplantados na nuvem. Quando feitos corretamente, são muito mais fáceis de acessar e usar do que o ERP tradicional. A maioria dos sistemas de ERP local requer conhecimento técnico especializado para manutenção dos servidores. Com o Cloud ERP, o provedor de Cloud fica responsável por todas as atividades de hospedagem e manutenção, deixando o cliente focado na operação do seu negócio.

Escalabilidade

Normalmente, quando uma empresa decide que é hora de implementar uma solução de ERP, é porque superou seu sistema atual. Ao escolher um sistema ERP baseado em nuvem, uma empresa pode aumentar ou diminuir rapidamente, dependendo de suas necessidades de negócios, tornando muito atraente adotar essa opção. Um sistema baseado em nuvem oferece mudanças imediatas para se adequar à sua empresa, enquanto num ERP local isso seria demorado e trabalhoso.

Segurança melhorada

Pode ser uma surpresa que a segurança aprimorada seja um dos benefícios do ERP baseado em nuvem, mas é verdade – um sistema baseado na nuvem pode ser mais seguro que hospedar seus dados internamente.

Antigamente se pensava que armazenar os dados confidenciais de sua empresa na nuvem era muito arriscado. No entanto, agora está se tornando evidente que a maioria dos fornecedores de ERP em nuvem utilizam serviços conceituados como AWS (Amazon), Azure (Microsoft) ou GCP (Google) e oferecem um ambiente seguro para armazenar suas informações.

Obviamente, embora os fornecedores atuem como seus parceiros, ainda é parcialmente sua responsabilidade garantir que seus dados permaneçam seguros, gerenciando seus usuários e suas permissões de acesso.

Resumo

ERP na nuvemERP local (on premise)
Custo– Custo menor de implantação
– Mensalidade ou anuidade
– Sem investimento em servidores e pessoal
– Alto custo de implantação
– Custo de suporte e atualização
– Requer equipamento e equipe
Segurança– Dividida entre você e o fornecedor – Totalmente em suas mãos
Implantação– Significativamente mais rápida– Custa mais e demora mais
Atualizações e customizações– Fornecedor atualiza seu sistema automaticamente– Precisa atualizar manualmente