Qual a diferença entre PIX estático e dinâmico?

PIX é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O PIX pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

PIX estático

Nessa modalidade, você gera um QR Code da sua chave PIX (e-mail, telefone, CPF, CNPJ ou uma sequência aleatória de letras e números), imprime e coloca na parede ou no balcão de seu estabelecimento. Esse documento é estático, ou seja, o mesmo QR Code será usado em todas as vendas: os clientes fazem uma transferência normal e precisam digitar o valor no aplicativo. Além disso, o lojista precisa conferir se entrou um PIX naquele momento, ou seja, alguém com acesso ao banco precisa estar disponível durante o horário de funcionamento.

PIX dinâmico

Na cobrança PIX é gerado um QR Code para cada venda: quando o cliente lê o código, o valor já vem preenchido, assim como o nome da loja e outras informações sobre a nota ou cupom fiscal. Depois que o pagamento for feito, o sistema recebe a liquidação em poucos segundos, dando mais segurança e agilidade à operação. Essa modalidade é similar ao boleto, e assim como o boleto é uma operação tarifada, e portanto requer contratação em separado.

PIX no PDV da Rednaxel

Nosso aplicativo PDV tem suporte às duas modalidades PIX. A configuração padrão, que vem de fábrica, é do PIX estático. Se o cliente contratar a modalidade de cobrança PIX, o aplicativo vai gerar o QR Code dinâmico e exibir na tela para o cliente fazer a leitura. Após o pagamento, se não houver saldo restante, o cupom fiscal será emitido automaticamente.