Central de Suporte
Base de conhecimento
Rednaxel Software > Suporte Rednaxel > Base de conhecimento

Busca:


Estoques negativos e falsos positivos

Solução

Estoque no Sistema (S) DIFERE do Estoque Real (R):

S > 0 e R > 0: Pode acelerar ou atrasar o suprimento, mas não atrapalha a venda.

  • S > R: se no Sistema tem S=100 mas na Realidade tem R=10, o sistema não vai sugerir compra (pois EV>NR na Tela de Compras¹) nem reabastecer a filial (pois o MOS² estará alto na T52). Quando o produto acabar (R=0) vai ficar uns dias encalhado (sem venda mas com S=90) até cair na tela de encalhados (caso abaixo) como falso positivo.
  • S < R: se no Sistema tem S=10 mas na Realidade tem R=100, quando vender o 11º vai ficar com R=89 e estoque negativo (S= -1), caindo imediatamente no caso 3 abaixo. Neste caso o sistema pode sugerir a compra (pois vai estar EV<NR) e o reabastecimento da filial (pois o MOS vai estar baixo).

S > 0 e R = 0: Falso positivo; é preciso zerar o estoque no sistema (T17). A tela 17 mostra os produtos que estão no estoque do sistema mas não são vendidos há alguns dias (conforme a curva). Estes produtos são considerados encalhados, que podem estar mal expostos ou com falso positivo.

  • Se a quantidade estiver correta (S = R), não é falso positivo -- pode ser necessário melhorar sua exposição na loja ou fazer uma promoção -- e a T17 "carimba" a data de checagem para omitir este item da lista de encalhados por alguns dias conforme a curva.
  • Se a quantidade estiver errada (S ≠ R) e o produto estiver na verdade zerado (R=0), a T17 permite zerar a quantidade no sistema, deixando S=0.

S < 0 e R >= 0: Estoque negativo; é preciso recontar o estoque deste produto (T18). Geralmente este produto tem uma quantidade real positiva (R>0) e está negativo no sistema (S<0), ficando a cada venda mais negativo ainda. Não adianta simplesmente zerar os negativos (S<0), é preciso contar e deixar S=R.

No coletor as telas 17 e 18 ajudam a manter o estoque sob controle e devem ser incluídas no processo diário. Evidentemente, o Estoque Real (R) nunca poderá ser negativo.

 

--

¹ EV = Estoque Virtual, NR = Nível de Reposição. Na Tela de Compras, quando o EV está abaixo do NR o sistema liga a luz vermelha (COMPRAR) e sugere compra.

² MOS = Months-Of-Stock (Meses de Estoque), calculado como ER (Estoque Real) dividido pelo CMM (Consumo Médio Mensal). A T52 sugere abastecimento da filial em ordem de MOS.

 
Este artigo ofereceu ajuda? sim / não
Artigos relacionados Suprimento inter-prédios (T52/T54)
Estoque de Segurança Mínimo (ESMin)
Glossário de Siglas
Curva ABC
Compra Sazonal
Detalhes do artigo
ID do Artigo: 20
Categoria: WMS (Coletor)
Data de publicação: 2013-03-21 16:06:38
Visualizações: 392
Classificação (Votos): Classificações de artigo 3.5/5.0 (13)

 
« Voltar

 
Powered by Help Desk Software HESK, brought to you by SysAid

Telefone: (51) 99782-2795